Pré-modernismo

Deus e o diabo na terra do Sol – 1964 - Cangaço/ República velha

O cangaceiro Manuel e sua mulher Rosa são obrigados a viajar pelo sertão, após ele ter matado o patrão. Em sua jornada, eles acabam cruzando com um Deus negro, um diabo loiro e um temível homem. Esta é considerada a obra-prima de Glauber Rocha, um dos mais importantes cineastas brasileiros da história.
Guerra de Canudos – 1997 - República Velha
Em 1893, Antônio Conselheiro (um monarquista assumido) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. Assim, em 1897, esforços são reunidos para destruir os sertanejos. Jeca Tatu (Mazzaropi) – 1960 - Monteiro Lobato
Esta história é baseada no conto ‘Jeca Tatuzinho’. Jeca é um roceiro preguiçoso de dar dó, mas esta preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora ele vai usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. Um clássico da filmografia de Mazzaropi.Às vezes engraçado, em outros momentos, de uma beleza tocante, ele trata com muita singeleza a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária neste filme que é uma declarada homenagem do Mazza ao conterrâneo Monteiro Lobato.


Monteiro Lobato (documentário) – 1985 - Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato foi personagem extremamente popular no Brasil entre 1935 e 1948, e a sua popularidade como autor de livros infantis. Foi o autor que mais escreveu para crianças em todo o mundo. Este documentário mostra a vida e a obra de Lobato.

Monteiro Lobato (documentário) - Furacão na Botocúndia
Documentário sobre o escritor baseado no livro Monteiro Lobato, furacão na Botocúndia de Carmem Lúcia de Azevedo. Parte do Projeto Memória criado em 1997 pela Fundação Banco do Brasil e Odebrechet para homenagear personalidades e celebrar fatos históricos que marcaram a vida nacional

Policarpo Quaresma, herói do Brasil – 1988 - Lima Barreto
O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. A sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como idioma nacional. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga por quem nutre um afeto especial e Ricardo Coração dos Outros trovador e compositor de modinhas que conta a história do nosso herói do Brasil.
Tempos modernos – 1936 - Crítica à "modernidade". Após criar uma máquina revolucionária, um trabalhador é internado em um sanatório. Ao sair é confundido com um comunista que liderava uma marcha de operários em protesto. Dirigido e estrelado por Charles Chaplin e com Paulette Goddard no elenco.