Naturalismo

Germinal – 2004 – Émile Zola
Baseado no clássico de Emile Zola.
Gênero: drama Ano: 1994. Duração: 155 minutos Elenco: Renaud Danner, Gérard Depardieu, Miou-Miou, Jean Carmet, Judith Henry Sinopse: No Segundo Império, jovem desempregado desce ao inferno quando aceita emprego em mina. O cruel Chaval, o bondoso Toussaint Maheu e o amor de Catherine fazem parte de um cotidiano de miséria, maus-tratos, alcoolismo e uma rebelião que pode acabar em tragédia.


Ilha das flores


Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Luzia Homem – 2004 - Domingos Olímpio
Baseado na obra de Domingos Olímpio. Gênero: drama Ano: 1984 Duração: 109 minutos Elenco: Claudia Ohana, José de Abreu, Tales Pan Chacon Sinopse: Inspirado no romance de Domingos Olímpo, o filme é uma viagem poética ao universo mítico de uma mulher dividida entre o amor e a vingança. Depois de presenciar o assassinato dos pais, Luzia é criada por um vaqueiro e adota os costumes masculinos do sertão. Quando se torna mulher, sai à procura dos assassinos e do seu destino.

O cortiço – 1978 - Aluisio Azevedo
Baseado na obra de Aluísio Azevedo. Gênero: drama Ano: 1978 Duração: minutos Elenco: Bety Faria e Armando Bógus Sinopse: Mostra em sua linguagem vigorosa, a vida miserável dos moradores de duas habitações coletivas. Trata-se de uma obra realista-naturalista cujo personagem principal é o próprio cortiço. Retrata seus moradores com as suas dores, os preconceitos sociais, a luta das classes, a exploração dos mais fracos. Aluísio de Aze-vedo foi impiedoso crítico da sociedade brasileira e de suas instituições.