Realismo

Anna Karenina – 1997 - Baseado na obra de Tolstoy
Entre a aristocracia da refinada ST. Petersburg acontece a paixão avassaladora entre uma mulher casada e um conde de alta patente no exército russo. Desafiando todas as convenções, eles ficam juntos. Mas Anna paga o preço da felicidade com a distância do filho, o vício no ópio e talvez com a própria vida. A fotografia é deslumbrante, a detalhada reconstituição da época e uma trilha sonora riquíssima, formada por peças clássicas de compositores do porte de Rachmaninov, Tchaikovsky e Prokofiev, fazem de Anna Karenina um clássico inesquecível.

A cartomante – 2004 - Machado de Assis
Baseado em conto de Machado de Assis.Particularmente não gostei dessa adaptação.
Gênero: drama
Ano: 2004
Duração: minutos
Elenco: Debora Secco, Luigi Barricelli, Christiane Alves
Sinopse: Rita se apaixona perdidamente por Camilo, mas há um problema: ela está noiva de Vilela, o melhor amigo de Camilo. Em dúvida sobre o futuro, Rita decide consultar uma cartomante. Porém o que as cartas lhe revelam indicam um caminho diferente do que diz sua psicóloga, Dra. Antônia.
Azyllo muito louco (O alienista) – 1971 - Machado de Assis
Gênero: comédia
Ano: 1969
Duração: 100 minutos
Elenco: Isabel Ribeiro, Nildo Parente (Padre), Arduíno Colassanti
Sinopse: Numa província À beira-mar, no século 19, o padre constrói um asilo para abrigar os loucos. Os poderosos do local voltam-se contra o padre em virtude da enorme quantidade de paroquianos internados como loucos. O padre reconsidera a situação e propõe que fiquem no asilo apenas os sãos.
Brás Cubas – 1985 - Machado de Assis
Gênero: drama
Ano: 1985
Duração: 85 minutos
Elenco: Luís Fernando Guimarães, Bia Nunes, Guará, Renato Borghi, Maria Glady.
Sinopse: Júlio Bressane faz uma adaptação livre da clássica obra de Machado de Assis, "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Depois de morto, esqueleto de um homem resolve contar para si mesmo sua passagem pela terra. Ele relembra os fatos mais curiosos de sua pacata existência.
Contos proibidos do marquês de Sade - 2000 - Marquês de Sade
Vivendo em um asilo ao término de sua vida, o Marquês de Sade (Geoffrey Rush) torna-se amigo do diretor do asilo em que reside, Abbe Coulmier (Joaquin Phoenix). Com ele o Marquês troca confidências a respeito da afeição de ambos para com a lavadeira do asilo, Madeleine (Kate Winslet). A amizade de ambos cresce cada vez mais, até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico (Michael Caine), no intuito de curar o Marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do Marquês fique cada vez mais forte.


Dom - 2003 - Machado de Assis
Bento (Marcos Palmeira) é um homem cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo com este nome em homenagem ao personagem homônimo do livro "Dom Casmurro". Tantas vezes foi justificada a razão da homenagem que Bento cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio personagem e destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana (Maria Fernanda Cândido), de Capitu. Seus amigos, conhecedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram de Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino mudou-se para São Paulo. Já adulto, Bento foi trabalhar como engenheiro de produção e vinha freqüentemente ao Rio. É lá que Dom reencontra a sua Capitu e dali renasce o romance da infância, só que, agora, avassalador.

Madame Bovary (A sedutora) – 1942 - Gustave Flaubert

Baseado no romance de Gustave Flaubert.
Gênero: drama
Ano: 1949
Duração: minutos
Elenco: Jeniffer Jones, James Mason…
Sinopse: Adaptação do clássico romance de Gustave Flaubert, que conta a história de uma jovem insatisfeita no casamento com um médico e acaba encontrando alguma graça na vida realizando suas fantasias com dois amantes.
Madame Bovary – 1991 - Gustave Flaubert
Baseado no romance de Gustave Flaubert.
Gênero: drama
Ano: 1991
Duração: 154 minutos
Elenco: sabelle Huppert (Emma Bovary), Jean-François Balmer (Charles Bovary), Christophe Malavoy (Rodolphe Boulang
Sinopse: Entediada com sua vida, uma mulher casada se distrai com fantasias eróticas retiradas dos romances que lê.


Memórias Póstumas de Brás Cubas – 2001 - Machado de Assis
Baseado na obra de Machado de Assis.
Gênero: drama
Ano: 2001
Duração: 101 minutos
Elenco: Reginaldo Faria (Brás Cubas e Seu Fantasma), Petrônio Gontijo (Brás Cubas), Viétia Rocha (Virgília), Sonia Braga (Marcela), Otávio Müller (Lobo Neves), Marcos Caruzo (Quincas Borba)
Sinopse: Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.
Nina – 2004 - Féodor Dostoievski
Nina (Guta Stresser) é uma jovem de sensibilidade agudíssima e mente fragilizada, que procura meios de sobrevivência numa metrópole desumana. A proprietária do apartamento onde mora, Dona Eulália (Myriam Muniz), uma velha mesquinha e exploradora, parece ter prazer em esmagar a vontade da sua inquilina exaurida. Em meio aos desenhos que faz em toda a parte e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha nos fantasmas de seu inconsciente até acabar envolvida em um crime.
Noites com sol – 1990 - Baseado no romance Padre Sérgio, de Tolstoi
Na Itália do século XVIII, jovem barão decepcionado com o mundo e com a amada, resolve se retirar para a vida espiritual e tornar-se eremita. Mas vê que a busca pela paz é mais penosa do que ele crê.
Baseado no romance Padre Sérgio, uma das obras-primas do escritor russo Leon Tolstói, Noites com Sol é um dos mais belos filmes dos Irmãos Taviani. Século XVIII, sul da Itália. Um jovem barão é escolhido como o novo auxiliar do rei Carlos III. Após uma desilusão amorosa, decide se isolar numa modesta casa de campo e iniciar uma vida dedicada à espiritualidade. Sua busca existencial é ameaçada por uma sedutora mulher. Com belíssima trilha sonora de Nicola Piovani, Noites com Sol é um programa obrigatório para os admiradores da literatura e do bom cinema.
O crime do Padre Amaro – 2002 - Eça de Queiros
Baseado na obra de Eça de Queirós.
Gênero: drama
Ano: 2005
Duração: 1 h 41 minutos
Elenco: Soraia Chaves, Jorge Corula…
Sinopse: Logo após ser ordenado, um jovem padre é enviado para trabalhar em uma paróquia, onde passa a lidar com a hipocrisia entre o que prega e como age a Igreja.
O primo Basílio – 2007 - Eça de Queiros
A história contada por Eça de Queiroz no clássico da literatura O Primo Basílio é transferida de Lisboa para São Paulo, em 1958. É quando a jovem Luísa (Débora Falabella) está casada com o engenheiro Jorge (Reynaldo Gianecchini), ausente do lar por estar envolvido na construção de Brasília. O reencontro de Luísa e seu primo Basílio (Fábio Assunção) coloca o casamento da jovem sonhadora em risco, já que ela se envolve num caso extraconjugal. Juliana (Glória Pires), sua invejosa governanta, descobre o romance proibido e faz de tudo para infernizar a vida de Luísa, ameaçando revelar seu segredo.
O primo Basílio – 1988 - Eça de Queiros
Baseado na obra de Eça de Queirós. Minisssérie exibida pela rede globo.
Gênero: drama
Ano: 1988
Duração: 3 h e 25 minutos
Elenco: Tony Ramos, Marília Pêra, Marcos Paulo, Giulia Gam.
Sinopse: A trama se passa na Lisboa do século 19 e tem como protagonistas a sofrida Luísa (Giulia Gam), que fica dividida entre o marido Jorge (Tony Ramos) e o primo (Marcos Paulo), e é torturada pela perversa criada Juliana (Marília Pêra).
O processo – 1962 – Kafka
Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

Quincas Borba- 1987 - Machado de Assis
Gênero: drama
Ano: 1987
Duração: 116 minutos
Elenco: Helber Rangel, Fulvio Stefanini, Brigitte Broder, Paulo Villaça, Laura Cardoso, Marlene França, Walter Forster, Luiz Serra
Sinopse: Um homem que herda uma fortuna de um amigo, apaixona-se por uma mulher que o engana e o faz perder todo o dinheiro.