Seja bem-vindo!




Seja bem-vindo!

Novidades

CAPITU - 1968
Nome Original: Capitu
Direção: Paulo César Saraceni
Elenco: Isabella, Othon Bastos, Raul Cortez, Marília Carneiro, Nelson Dantas, Maria Morais, Wagner Lancetta
Ano: 1968
Duração: 105 min
Cor: Preto e Branco
Capitu e Bentinho, casados recentemente, vivem dias felizes na rica mansão da família. Próximo a eles, Sancha e Escobar, seus amigos de infância, também gozam um casamento feliz. Amigos íntimos, os dois casais se divertem juntos em festas e passeios, chegando a planejar o casamento entre seus filhos. Mas o ciúme doentio de Bentinho por Capitu transforma totalmente a vida do casal. Bentinho destrói sua vida ao fixar-se na idéia de que sua mulher, Capitu, é amante de seu melhor amigo e passa a desconfiar que seu filho é fruto desse adultério. Adaptação do clássico "Dom Casmurro" de Machado de Assis.


- Charles Chaplin - O grande ditador, The pilgrin, A dog's life, A night out, By the sea, Dough and dynamite, A weman, Behind the screen.
- A estrela oculta do sertão0
- O show de Trumman
- Império do Sol
- Desmundo
- Monteiro Lobato, furacão ma botocúndia
- Contos proibidos do Marquês de Sade
- Dom
- Documentário Clarice Lispector
- Minissérie Desejo
- CD Cora Coralina
- CD Castro Alves
- Becoming Jane
- CD Poemas Místicos do Oriente
- Minissérie Agosto
- Minissérie Um só coração
- Pequeno Milagre
- Dom

Idade Média/ Classicismo/ Trovadorismo

A megera domada (de Franco Zeffirelli) – 1967- William Shakespeare

Um cavalheiro do século XVI, que ficou pobre, viaja quilômetros atrás de uma esposa rica. Ele encontra uma mulher não só rica como bonita. Tudo ia bem até que ela veio com umas idéias bastante esquisitas, que séculos mais tarde ficariam conhecidas como feminismo.

A Odisséia – 1997 - Poema A Odisséia, Homero
Uma adaptação do poema clássico A Odisséia, atribuído a Homero, onde Odisseu (Ulisses) enfrenta a fúria dos deuses, perigosos inimigos e monstros mitológicos, demonstrando bravura e resistência para retornar aos braços de sua amada Penélope.

A rainha Margot - 1994

Baseado no clássico de Alexandre Dumas. O filme retrata a França em 1572, quando do casamento da católica Marguerite de Valois e o protestante Henri de Navarre, que procurava minimizar as disputas religiosas, mas acaba servindo de estopim para um violento massacre de protestantes conhecido como a "noite de São Bartolomeu" , que teve a conivência do rei da França Carlos IX, irmão de Margot.

Documentário Luís de Camões – 1995 - Luís de Camões
Baseado na vida do escritor Luís Vaz de Camões. Gênero: documentário. Ano: 2000. Duração: 55 min. Documentário sobre um dos maiores poetas da Língua Portuguesa realizado pela TV portuguesa. Enfoca sua vida e sua obra.

Hamlet – 1990 – Shakespeare
Mel Gibson interpreta Hamlet nesta versão mais atualizada da mais conhecida obra de William Shakespeare. Hamlet descobre, através do fantasma de seu pai - o antigo rei da Dinamarca - que seu tio, agora casado com sua mãe e o novo detentor do trono, foi quem o assassinou. Agora a alma de Hamlet passará por provações grandiosas enquanto ele toma coragem para se vingar.

Helena de Tróia - 2003
Helena é raptada por Paris, líder dos troianos, e torna-se pivô de uma grande batalha entre Tróia e Esparta que duraria quase uma década. O filme é uma superprodução milionária, baseada no poema épico de Homero, A Ilíada.
Medéia – 1969 - Mitologia – tragédia de Eurípedes
Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela flha do Rei Creone. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão. Com belíssima fotografia de Ennio Guarnieri, Medéia é uma brilhante versão da tragédia grega de Eurípedes. Sem dúvida, um dos mlehores trabalhos do polêmico Pier Paolo Pasolini, o diretor de O Evangelho Segundo São Mateus, Teorema entre outros filmes memoráveis.

Mitos literários do ocidente – A viagem de Ulisses – 2005 Homero - Ilíada e Odisséia
O professor Antonio Medina em sua palestra A viagem de Ulisses aborda as aventuras narradas por Homero na Ilíada e na Odisséia. De acordo com sua análise, Homero fala de ambientes guerreiros: na Ilíada ele fala sobre os acontecimentos finais da Guerra de Tróia e na Odisséia, ele narra as aventuras de Ulisses para retornar aos braços da sua amada Penélope e de seu filho. Na Odisséia, Ulisses aparece como um homem capaz de costurar várias contradições ao longo do mundo. Ele tem a condição do sábio, do generoso e a condição do homem que está libertado daquela necessidade auto-magnética do guerreiro que quer ser um deus de qualquer maneira. Ulisses foi um guerreiro que não quis ser eterno, ele quis ser homem.

O inferno de Dante – 1997 - Dante Alighieri
Autor deste poema medieval, Dante Alighieri, trouxe o Inferno à vida através de representações extremamente realísticas de tortura, dor, dos demônios e do próprio Satanás. Através de entrevistas com renomados especialistas e visualizações de cenas cruciais, este documentário mergulha fundo no significado e intemporalidade desta obra, trazendo-a para uma análise dos dias de hoje.

O mercador de Veneza - 2004 - William Shakespeare
O jovem nobre Bassanio (Joseph Fiennes) pediu dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons). O objetivo de Bessanio é viajar a Belmont e pedir a mão de Portia (Lynn Collins). No entanto, Antonio não pode emprestar o dinheiro e só resta ao jovem procurar o agiota Shylock (Al Pacino). O amigo pede dinheiro ao negociador pessoalmente, prometendo-lhe um naco de sua própria carne caso não haja pagamento. Essa negociação acaba mudando a vida de todos em volta de Bassanio.

O nome da rosa – 1986 - Idade Média/ Inquisição
Baseado no excelente romance de Umberto Eco. Gênero: suspense. Ano: 1986. Um monge franciscano é encarregado de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro, em plena Idade Média.

The themes of Shakespeare – 2004 - Hamlet – Júlio César – Macbeth – Otelo – Rei Lear – Romeu e Julieta
The Themes of Shakespeare é um guia inestimável da obra de um dos mais importantes autores de língua inglesa, e traz as maiores autoridades do Shakespeare Institute de Stratford-upon-Avon e do Shakespeare Centre apresentando um estudo detalhado de alguns de seus trabalhos mais populares e das questões mais comuns que os cercam. As discussões são ilustradas por filmes e encenações feitas especialmente para o programa pelos atores da Stratford Shakespeare Company.

Vestibulando digital – 2006 – Literatura
Introdução à Literatura e Trovadorismo
Humanismo - Classicismo - Camões épico - Os Lusíadas - Barroco em Portugal e Literatura Informativa - Barroco no Brasil - Arcadismo em Portugal - Arcadismo no Brasil - Romantismo - Romantismo no Brasil e em Portugal - Gerações Românticas no Brasil e em Portugal - Gerações Românticas no Brasil - Romantismo no Brasil - Prosa - Realismo/Naturalismo em Portugal - Eça de Queirós e o Realismo - Realismo/Naturalismo no Brasil - Machado de Assis - Parnasianismo - Simbolismo em Portugal e no Brasil - Pré-modernismo - Brasil - Vanguarda Européia - Modernismo em Portugal - Modernismo no Brasil - 1ª fase - Modernismo no Brasil - 2ª fase - poesia) - Modernismo no Brasil - 2ª fase (prosa) - Modernismo no Brasil - 3ª fase - Produções contemporâneas.

Quinhentismo

Anchieta – 1977 - Pe José de Anchieta

Baseado na vida do Pe José de Anchieta. Gênero: drama - Ano: 1977 - Elenco: Ney Latorraca ... Anchieta, Luiz Linhares, Maurício do Valle, Joel Barcellos, Hugo Carvana
Anchieta José do Brasil é a cinebiografia do jesuíta José de Anchieta (1534-1597) interpretado magistralmente pelo ator Ney Latorraca. O filme acompanha desde o nascimento de José de Anchieta, na ilha de Tenerife, passando pela fundação do Colégio de São Paulo, sua convivência com o padre Manoel da Nóbrega até sua morte, no Espírito Santo. É destacada também a sua luta em favor dos índios brasileiros.

A missão - 1986

Filme A Missão

O filme "A Missão" quer relatar os interesses colonialistas em vista do enriquecimento e colonização. Nele se destaca o papel dos jesuítas que, em terras portuguesas, eram uma influência estrangeira (eram espanhóis) diversos às determinações da Corte (principalmente na questão indígena e territorial). O interesse da Ordem (ameaçada de extinção) estava acima dos índios, causando uma tensão interna nos personagens: obedecer ou seguir os ditames da consciência. Os jesuítas queriam as reduções longe dos centros povoados, onde eles mesmos teriam o controle espiritual e temporal.O filme tem como pano-de-fundo a questão do Tratado de Madrid de 1750 que buscava redividir os territórios espanhóis e portugueses visando corrigir o já obsoleto "Tratado de Tordesilhas".

Brava gente brasileira – 2000 - Povos indígenas
Gênero: drama - Ano: 2000- Duração: 104 minutos - Elenco: Diogo Infante (Diogo), Floriano Peixoto (Pedro), Luciana Rigueira (Ánote), Leonardo Villar. (Ex-jesuíta) Sinopse: A ficção passa-se no atual Mato Grosso do Sul, quando no final do século XVIII, um grupo de portugueses designados para fazer um levantamento topográfico na região do Pantanal se envolve com estupro de índias da tribo kadiwéus, um ramo dos guaicurus. No filme, a diretora focaliza o conflito cultural entre brancos (colonizadores) e nativos (colonizados), tendo como tema principal a dificuldade de compreensão cultural, retratada na relação entre a personagem do ator português Diogo Infante, um libertário apaixonado pelo que vai conhecendo dos índios, e a amada prisioneira.

Caramuru, a invenção do Brasil
Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo, pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle, acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema, irmã de Paraguaçu.
Como era gostoso o meu francês – 1970 – Quinhentismo
Gênero: aventura
Ano: 1970
No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambás, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória.

Desmundo
Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que leh dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.
Hans Staden – 2000 - Povos indígenas/ antropofagia
Gênero: aventura
Ano: 1999
Duração: 92 minutos
Elenco: Carlos Evelyn, Ariana Messias, Darci Figueiredo, Beto Simas, Milton de Almeida, Stênio Garcia, Sérgio Mamberti.
O filme conta a história de Hans Staden, viajante alemão que, em 1550 naufragou no litoral de Santa Catarina. Dois anos depois, conseguiu chegar em São Vicente, reduto da colonização portuguesa. Ali ficou dois anos trabalhando como artilheiro do Forte de Bertioga.


O descobrimento do Brasil – 1937 – Colonização

Transcrição fílmica da Carta de Achamento do Brasil, escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha.

- O filme, patrocinado pelo Instituto de Cacau da Bahia, estreou no Palácio Teatro do Rio de Janeiro a 6 de dezembro de 1937.



1492 – A conquista do paraíso – 1992 - Expansão ultramarina

Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

Barroco

Aleijadinho - Paixão Glória e Suplício – 2000
Gênero: drama
Ano: 2000
Duração: 100 minutos
Elenco: Maurício Gonçalves, Maria Ceiça, Carlos Vereza
Sinopse: Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, tomou-se artista famoso com suas esculturas dos Profetas e igrejas inteiras de Ouro Preto e outras cidades brasileiras durante o século XVIII, mas uma doença misteriosa destruiu seus dedos, mãos, braços e tirou sua vida. A história é narrada em forma de flash-back desde o nascimento, infância, juventude, formação artística e cultural até a vida apaixonada e gloriosa.

Gregório de Matos – 2002
Gênero: drama
Ano: 2002
Duração: 70 minutos
Elenco: Waly Salomão (Gregório de Mattos), Marília Gabriela (Abadessa), Ruth Escobar.
Sinopse: Em pleno século XVII surge na Bahia o poeta Gregório de Mattos, que com sua obra e vida trágicas anuncia o perfil tenso e dividido do povo brasileiro. Com sua produção literária o poeta cria situações desconfortáveis aos poderosos da época, que passam a combatê-lo até transformar sua vida em um verdadeiro inferno.

Palavra e utopia – 2000 - Pe Antônio Vieira
Em 1663, quando o Padre Antonio Vieira é convocado a comparecer diante da terrível Inquisição portuguesa, ele precisa explicar as idéias que defende ao questionar a escravidão, a situação dos índios e as relações império-colônia. Intrigas na corte e um pequeno mal-entendido enfraquecem o poder do jesuíta, que chegou a ser amigo íntimo do rei Dom João IV. Perante os juízes, padre Vieira passa a limpo seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, seu envolvimento na causa dos índios e o primeiro sucesso no púlpito. Este tributo de Manoel de Oliveira ao padre Antônio Vieira não é uma cinebiografia, mas sim de um corajoso documento sobre a palavra e sobre o pensar.

Quilombo
Em torno de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.

Sermões, a história de Antônio Vieira


Narrativa que mistura o figurativo e o histórico sobre a vida do padre jesuíta Antônio Vieira, que nasceu em Lisboa em 1608 e foi assassinado na Capitania Hereditária de Salvador, em 1697.
- O enredo é sobre seus famosos sermões. que não são apresentados diretamente através de uma linguagem convencional, típica dos filmes biográficos, mas num estudo experimental editado com diversas cenas de clássicos do cinema universal dos anos 20 e 30.

- O filme foi idealizado durante doze anos, realizado em onze dias e estreou na televisão antes de entrar no circuito comercial.





Arcadismo

Os inconfidentes – 1972 - Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira - conspiração independentista do século dezoito, em Minas Gerais, centro das riquezas coloniais. Do grupo, faziam parte poetas e nobres, incluindo o padre e o coronel da guarnição. O dentista Tiradentes é torturado, para que divulgue a sua participação, na conjura contra a coroa portuguesa; os cúmplices haviam já confessado, negando responsabilidades próprias. Tiradentes é o único a assumir-se plenamente, sendo condenado à morte.
- O filme aborda a Colonização portuguesa no Brasil (Século XVIII).
- Filmado em Ouro Preto, Minas Gerais.
- Baseado em "Autos da Devassa" de Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto. E "O Romanceiro da Inconfidência" de Cecília Meireles.


Sociedade dos poetas mortos – 2004 - Filosofia/ Carpe diem
Um carismático professor de literatura chega à um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos. Nos 129 minutos de filme, são mostrados a importância dos sentimentos humanos que superam quaisquer imposições sociais, é o íntimo de cada pessoa sendo mais valorizado que as regras impostas pelo coletivo, é a quebra para a renovação. Entretanto, a aparente quebra de regras, mostradas como sendo o eixo central da trama, se contradiz com a própria formação da Sociedade dos Poetas Mortos, onde todos têm que ler poemas, produzir versos, reunir-se em horários definidos, entre outras, para se tornarem mebros efetivos. A Sociedade referencia poemas de autores renomados e dos próprio personagens, como sendo renovadores e estimuladores de ações e pensamentos.
"Sociedade dos Poetas Mortos" é um filme imperdível para quem ama a educação, para quem alimenta ideais de reformular, para quem tem um profundo respeito e preocupação com essa juventude com que trabalhamos. Discutir esses temas todos, reformular as nossas práticas, alimentar nossos sonhos, rever posturas e condutas e, principalmente, olhar para nós mesmos e para nossos alunos em busca daquilo que nos faça sentir orgulho do que fizemos em nossas vidas, vale o ingresso.

Romantismo

A dama das camélias – 1936 - Alexandre Dumas
Gênero: drama - Duração: 109 minutos - Elenco: Greta Garbo, Robert Taylor Sinopse: Contra todas as convenções, o jovem e rico Armand Duval se apaixona pela cortesã Marguerite Gautier. Mas a sombra de uma doença impede que os dois vivam plenamente seu amor. Adaptação do romance de Alexandre Dumas.


A Moreninha – 1965 - Joaquim M. de Macedo
Baseado no romance de Joaquim Manuel de Macedo.
Gênero: drama - Ano: 1970 - Duração: 70 minutos Elenco: Sonia Braga, David Cardoso, Carlos Alberto Ricceli. Toda a história se passa na paradisíaca Ilha de Paquetá centrada em Carolina (Sonia Braga) e Augusto (David Cardoso). Amigos da família reúnem-se para um sarau na casa de Carolina. Lá, ele vai reencontrar aquele amor dos tempos de criança, com quem trocou juras de amor e um camafeu, peça fundamental para que eles se reconheça.

As pupilas do senhor reitor – 1935 - Julio Diniz
Baseado em romance de Julio Diniz. - Gênero: drama - Ano: 1935 - Duração: 100 minutos
Elenco: Joaquim Almada (Reitor), Maria Matos (Senhora Joana), António Silva (João da Esquina), Leonor d’Eça (Margarida). Procurando destacar o tom romântico, o ruralismo das situações e ambientes pitorescos, faz-se reviver o espírito e personagens de 1863: os amores característicos de Margarida e Clara, a distinta moral de Pedro e Daniel, a bonomia de João Semana, enfim os dissídios, sensatez, ternura, rituais e envolvimento paisagístico do Minho.

Becomig Jane (Amor e Inocência) - 2007 - Jane Austen


Cinebiografia da escritora Jane Austen e seu romance com o jovem advogado irlandês Tom Lefroy, antes da fama. Seu relacionamento com ele a inspira na criação de personagens para seu mais famoso romance, Orgulho e Preconceito.

Castro Alves, Retrato falado do poeta – 1989 - Castro Alves
Gênero: drama - Ano: 1999 - Duração: 75 minutos
Elenco: Bruno Garcia, Dira Paes - Castro Alves, Retrato Falado do Poeta é uma ficção de 70 minutos com situações de documentário, protagonizada por Bruno Garcia. O filme recupera a atuação do escritor nas lutas pela proclamação da república e a abolição da escravatura, além de mostrar seu lado apaixonado e até mulherengo. O personagem-título viaja pelo Brasil com suas poesias e seus ideais, passando pela Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa viagem, o espectador também embarca.


Dom Quixote - 1996 - Miguel de Cervantes

Aclamado pelos críticos como um dos maiores cineastas de todos os tempos, Orson Welles era obcecado pelo romance Don Quixote, de Miguel de Cervantes, mas nunca conseguiu terminar o seu filme. Após mais de dez anos de conturbadas filmagens, seu projeto permaneceu inacabado. Aqui os personagens de Don Quixote e Sancho viajam pela Espanha de 1960, revelando as pessoas e seus costumes, destacando a clausura e corridas de touros que tanto apaixonava Orson Welles, sem deixar de lado tradição populares como festas de mouros e cristãos, ou procissões religiosas. A excepcional interpretação de Reiguera e Tamiroff, assim como a aparição do próprio Orson Welles em algumas cenas, tornam este filme imprescindível.
Fausto – 1926 – Goethe
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.

Histórias extraordinárias de Edgar Alan Poe – 1969 - Edgar Alan Poe
Romance policial
Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio.


Inocência – 1983 - Visconde de Taunay
Baseado em romance de Visconde de Taunay.
Gênero: drama
Ano: 1983
Duração: 115 minutos
Elenco: Edson Celulari, Fernanda Torres, Sebastião Vasconcelos.
Em fins do século XIX, no Brasil colonizado e rural, explode de forma velada, porém trágica, uma grande história de amor.

Iracema, a construção da heroína indígena - 2006 - Iracema, José de Alencar
O livro "Iracema" tem sido trabalhado pelos críticos e difundido pelas escolas como um esforço feito por José de Alencar de fazer uma mitologia brasileira e de compor uma literatura nacional. Por outro lado, tem habitado o imaginário popular como um livro de fundo erótico que narra o romance entre uma índia e um conquistador português. E a personagem que dá o nome ao livro é vista como exemplo de dedicação, resignação e obediência; a tão conhecida "virgem dos lábios de mel". O professor Paulo Franchetti, da Unicamp, mostra que a estrutura do livro é mais complexa do que é, e continua sendo, difundida.

Iracema – 1976 - José de Alencar
Gênero: drama
Ano: 1976
Duração: 106 minutos
Elenco: Helena Ramos, Tony Correia.
O amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos tão escuros como a asa da graúna. A relação do casal serviria de alegoria para a formação da nação brasileira. A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim (referência explicita ao deus grego da guerra, Marte) representa a cultura (européia). Da junção dos dois surgirá a nação brasileira representada alegoricamente, então, pelo filho do casal, Moacir ("filho do sofrimento").

Lucíola, o anjo pecador – 1975 - José de Alencar
Baseado na obra de José de Alencar. - Gênero: drama - Ano: 1975 - Duração: 100 minutos - Elenco: Rossana Ghessa, Carlo Mossy, Helena Ramos, Sérgio Hingst .Logo após ter chegado ao RJ, procedente de Olinda, Paulo fora convidadopor um amigo, o sr. Sá, a acompanhá-lo à Festa da Glória, quando lhe atraíra a atenção uma jovem e bela mulher. Lúcia era, assim, uma mundana de rara beleza e suave aspecto, que faziam parecer uma jovem inocente. Pelo menos,essa foi a impressão de Paulo e que o levou a apaixonar-se, mesmo depois de saber quem era ela e ciente do interesse dela por ricos senhores da região.

O conde de Monte Cristo – 2002 - Alexandre Dumas
A impressionante adaptação do clássico romance de Alexandre Dumas sobre a história de Edmond Dantes. Falsamente acusado, ele é sentenciado a passar o resto da vida preso em um castelo numa ilha isolada. Lá ele conhece um preso que todos crêem ser loco. E ele conta a Edmond sobre um fantástico tesouro escondido em uma pequena ilha. Após muitos anos preso, o velho companheiro morre e Edmond escapa disfarçado no corpo do amigo morto. Livre, Edmond segue suas instruções para achar o tesouro, usar a riqueza para se vingar do homem que destruiu sua vida e reencontrar sua amada.

O Guarani – 1996 - José de Alencar
Baseado na obra de José de Alencar.
Gênero: drama
Ano: 1996
Duração: 91 minutos
Elenco: Márcio Garcia, Tatiana Issa, Herson Capri, Glória Pires.
Adapatação do romance de José de Alencar que conta a história de amor entre o índio Peri e Ceci, filha do colonizador português Don Antônio de Mariz. Grande fiasco na cinematografia nacional e que desencadeou uma grande polêmica com a diretora Bengell, quando tiveram início investigações quanto às prestações de contas da produção.

O morro dos ventos uivantes – 2005
Baseado no romance de Emile Bronte.
Gênero: drama
Ano: 1992
Duração: 102 minutos
Elenco: Juliette Binoche, Ralph Fiennes
No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw (Juliette Binoche) e o cigano Heathcliff (Ralph Fiennes), seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw (Jeremy Northam), seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton (Simon Sheperd), um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu.

O seminarista – 1976 – Bernardo Guimarães
Gênero: drama
Ano: 1976
Duração: 73 minutos
Elenco: Eduardo Machado, Louise Cardoso, Raul Cortez.
O Seminarista, considerado a obra principal de Bernardo Guimarães, é um típico Romance de tese. Através da história de um amor contrariado entre Margarida e Eugênio o autor discute o equívoco do Celibato clerical e o autoritarismo familiar que não permite ao jovem escolher seu próprio caminho na vida.

Oliver Twist – 1948/2005 - Charles Dickens
Um garoto órfão que se envolve com uma gangue de batedores de carteira em Londres do século 19. Abandonado quando era muito criança, Oliver Twist (Barney Clark) é forçado a viver em um reformatório comandado pelo terrível sr. Bumble, que engana os garotos para roubar a mísera comida deles. Deseperado e determinado, Oliver resolver fugir e enfrentar as ruas de Londres. Sem dinheiro e sozinho, ele é atraído para o mundo do crime pelo sinistro Fagin (o ganhador do Oscar® de melhor ator por Gandhi, 1982, sir Ben Kinglsey) - o manda-chuva de uma gangue de batedores de carteiras mirins. O resgate de Oliver pelo gentil sr. Bown low é apenas o começo de uma série de aventuras que o levam a uma promessa de uma vida melhor.

Orgulho e preconceito – 2005 - Jane Austen
As cinco irmãs Bennet - incluindo Elizabeth (Keira Knightley), de fortes convicções, e a jovem Lydia (Jena Malone) - foram criadas pela mãe (Brenda Blethyn) tendo somente um propósito na vida: casar-se com um bom marido. Quando um rico solteiro compra uma mansão na vizinhança, as irmãs Bennet entram em polvorosa. Quando Elizabeth conhece o belo, porém esnobe, sr. Darcy (Matthew Macfadyen), começa uma engraçada batalha entre os dois.

Os miseráveis – 1998 - Vitor Hugo
Gênero: drama
Ano: 1998
Duração: 131 minutos
Elenco: Liam Neeson, Geoffrey Rush
Após ser condenado à prisão após ter roubado um pão, um homem escapa e passa a ser perseguido por um ambicioso policial que fará de tudo para prendê-lo novamente.

Razão e sensibilidade – 1995 - Jane Austen
Gênero: drama
Ano: 1995
Duração: 135 minutos
Elenco: James Fleet, Tom Wilkinson, Kate Winslet.
Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã é prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade à flor da pele.

Robinson Crusoé – 2003 - Daniel Defoe
Essa é uma adaptação do clássico de Robinson Crusoé, um marinheiro britânico, único sobrevivente de um naufrágio, que é levado pelas águas até uma remota ilha deserta. Enfrentando os desafios da natureza e vivendo em extrema solidão, Crusoé se vê forçado a lutar contra as armadilhas da própria mente a fim de manter-se longe da loucura. Mas a grande ironia dhega por meio de um nativo que crusoé salva de uma tribo de canibais, o qual o batiza de sexta-feira. A necessidade urgente de companhia fará Crusoé confrontar seus princípios racistas, nascendo daí um laço tão grande de amizade como ele nunca havia conhecido. E é essa amizade peculiar que lhe dará forças para sobreviver a todas as adversidades e encontrar seu caminho de volta à civilização.

Senhora – 1976 - José de Alencar
Gênero: drama
Ano: 1976
Duração: 100 minutos
Elenco: Elaine Cristina (Aurélia), Paulo Figueiredo (Fernando), Chico Martins (Lemos), Flávio Galvão (Eduardo), Etty Fraser (Firmina)
Sinopse:Após perder pai, mãe, irmão, Aurélia herda inesperadamente a fortuna do avó paterno, que nunca a reconhecera como neta. Torna-se, então, a mulher mais rica e cobiçada da corte. Poderia escolher qualquer marido, mas prefere casar-se com Fernando, desejando vingar-se dele.

Sinhá Moça – 1956 - Maria Dezonne P. Fernandes
Gênero: drama
Ano: 1953
Duração: 100 minutos
Elenco: Anselmo Duarte, Eliane Laje, Ruth de Souza, Renato Consorte
Sinopse: Sinhá Moça, filha de um grande fazendeiro possuidor de muitos escravos, se rebela contra o pai, briga pela causa dos escravos, os quais acabam por entrar em luta sangrenta contra seus algozes, um advogado que se apaixona por ela, procura organizar a campanha abolicionista e...